Mediação Ambiental
Com o intuito de aperfeiçoar e resgatar relações conflituosas em questões socioambientais que envolvem toda a comunidade, os gestores públicos, as indústrias e as empresas privadas, além das imbricações de interesses desdobrados nessas relações. Nos conflitos socioambientais a mediação permite que as partes busquem soluções criativas para a situação em concreto, promovendo a cooperação entre todos, resultando em maior satisfação aos envolvidos e a concomitante preservação ambiental.
Mediação no Agronegócio
O setor do agronegócio é importante na economia nacional, responsável por 48% das exportações, tem um saldo positivo na balança comercial do país. Apesar do dinamismo empresarial do setor, os conflitos são inevitáveis, para esses casos, a mediação é altamente recomendável. Contratos agrários de parceria e arrendamento, disputas sobre commodities, constituição de usufruto, direito de superfície, divisões de terras e outros tipos de conflitos podem ser enfrentados por empresários do agronegócio. Essas controvérsias podem e devem ser solucionadas por meio da mediação e da arbitragem privada. Na sessão, os envolvidos atuam como protagonistas da solução, não há a imposição de decisão, mas um consenso que atende interesses de ambas as partes.
Mediação Escolar
Protege, aprimora e resgata relações conflituosas no ambiente escolar entre alunos, professores, pais e direção e todas as interações decorrentes destas. A mediação escolar permite aos envolvidos refletirem sobre seus valores e diretrizes, a necessidade da cultura da paz, fortalece o protagonismo e autonomia de cada membro da equipe, como responsável por suas relações e por uma sociedade pacífica, comunicativa e não violenta.
Mediação na área da saúde
A MEDIARB visando atender, preservar, melhorar ou resgatar relações entre médicos/odontólogos/fisioterapeutas/nutricionistas/psicólogos, pacientes, seus familiares, dirigentes de hospitais e todo corpo clínico, além, das variadas interações decorrentes dessas relações de meio ou de fim das quais derivam os tratamentos. Apresenta vantagens, especialmente na área da saúde. É frequentemente recomendada pelo componente emocional comum ao ambiente hospitalar e ao momento delicado pelo qual passam famílias e pacientes. Com o auxílio do mediador são exploradas as reais motivações que levaram as partes ao conflito. Além de medos, inseguranças, necessidades e toda gama de emoções que permeiam as relações MÉDICO OU EQUIPE MÉDICA X PACIENTE OU FAMÍLIA DE PACIENTE.
Mediação intra-empresarial
Com objetivo de preservar, melhorar ou resgatar a relação entre sócios e funcionários ou, ocasionalmente, construir um modelo adequado para a dissolução destas relações. Muitas vezes dentro da empresa podem ocorrer conflitos latentes, ainda não colocados e que impedem ou atrapalham a produtividade de todos. Na MEDIARB o mediador auxilia as partes tanto na identificação dos conflitos, quanto na melhor forma de resolução.
Mediação Inter-empresarial
Preservar, melhorar e resgatar a relação entre empresas parceiras para que possam continuar e evitar conflitos decorrentes de necessidades aparentemente diferentes ou conflitantes é o papel da MEDIARB. O mediador assessora os envolvidos a encontrarem modelos criativos e produtivos para a manutenção desta relação.
Mediação Familiar
Para preservar, melhorar ou resgatar a relação das pessoas nos mais diversos envolvimentos de parentabilidade e nas mais intimas e conflituosas situações indica-se a autocomposição. É comum na família, que a existência de problemas de comunicação ou de diferenças de expectativas gere ruídos de comunicação, que acabam por se transformar em conflitos. O mediador busca auxiliar as partes na melhora da comunicação e na busca de outros enfoques de solução para as relações continuadas.
Mediação na área cível
Preservar, lapidar, requintar ou até mesmo resgatar a relação das pessoas em diferentes situações de enfrentamento de divergências. Conflitos são peculiares a todas as relações humanas. Na MEDIARB a mediação é utilizada como instrumento facilitador da comunicação, contribuindo para que as partes identificarem alcancem novas formas de visualizar o conflito potencializando a geração de soluções.
Mediação Condominial
A Mediação Condominial traz vantagens para o condomínio e para os moradores. Além de ser uma maneira mais rápida de solucionar os conflitos, o procedimento não expõe o nome do edifício publicamente, já que os resultados das decisões são de conhecimento restrito das partes. Outro benefício é o de obter a mesma eficácia judicial, sem o desgaste físico, psicológico e financeiro. Por se evidenciar a boa-fé tanto do condomínio como do condômino, no sentido de resolver a questão amigavelmente, a mediação é muito saudável para a boa convivência de todos.
Mediação Societária
Para a boa resolução da demanda e da continuidade das relações, a opção do advogado por qual porta bater ao levar uma questão societária pode ser a diferença para o futuro da empresa. Nesse caso a mediação é mais que uma estratégia, é o caminho ideal para solucionar o caso, já que um processo judicial pode agravar as relações e criar máculas que inviabilizem a continuidade da sociedade. O advogado sempre deve buscar o melhor para seu cliente e a ele ajudar a traçar o caminho, nesses casos a mediação traz o melhor ganho, menor riscos e maior satisfação.
Mediação Trabalhista
Essa modalidade diz respeito às relações de capital/trabalho, que em grande parte são pautadas pelo enfrentamento judicial de disputas coletivas e individuais. Raramente, verificamos uma tentativa de solucionar o conflito por meio dos polos que integram a relação, ao mesmo passo que, ambos não se reconhecem como interdependentes. Isso significa ignorar que, o capital não irá existir se não houver trabalho e trabalho, por sua vez, não existirá sem capital, não obstante tenham interesses, valores e necessidades dessemelhantes. A mediação de conflitos trabalhista, com base nas técnicas não adversariais, é possível restaurar a comunicação e o interesse na manutenção da relação, gerando maior produtividade e resultados positivos para ambas as partes.